sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Eleições nos EUA - bom exemplo

Várias redes de tevê, rádio e jornal do Brasil e do mundo se mudaram para os Estados Unidos com o objetivo de cobrir as eleições presidenciais. A Rede Globo, com escritório em NY, já fala do assunto há bastante tempo.
Um dos bons trabalhos feitos por eles é a série Americanos, veiculada no Jornal da Globo. Nela, o repórter Rodrigo Alvarez e o cinegrafista Sérgio Telles viajaram de carro por mais de 10 mil quilômetros para apresentar os Estados Unidos de uma forma diferente. O objetivo era mostrar o povo e suas razões para acreditar ou não em um candidato. Mais do que isso, com o pé na estrada os dois conseguiram revelar algumas faces do país que estão escondidas por Bush, para não piorar sua situação. Depois de oito anos de governo, o presidente vai se despedindo deixando um rastro de estragos, dos grandes, que são mostrados nesta série. Estragos internos e externos. É de conferir o bom trabalho feito pelos dois jornalistas.

Primeiro episódio - segunda-feira, 27 de outubro


Segundo episódio - terça-feira, 28 de outubro


Terceiro episódio - quarta-feira, 29 de outubro


Quarto episódio - quinta-feira, 30 de outubro

Eleições nos EUA - Entenda a fórmula

As eleições norteamericanas paracem mais uma super produção de um filme Holywoodiano. Tudo que envolve os dois candidatos é grande demais. Um bom exemplo foi o que Obama fez nesta semana ao entrar em cadeia, em sete redes (isso, sete) ao mesmo tempo com uma propaganda de 30 minutos. E o mais interesasnte de tudo: paga.
Agora, se tem algo complicado nesse mundo é a fórmula da eleição. Realmente, só com ajuda para entender. Zero Hora publicou um gráfico animado. Vá lá e entenda direitinho como funciona a aleição mais vista no mundo.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/pflash.jsp?d=especial_eleicoes_eua_01022008&f=loader600x400.swf&w=600&h=400&site=http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/swf/

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Escrevendo com opinião

Os alunos da cadeira fazem vários textos num semestre de aula. Esses que estão no link (http://docs.google.com/Doc?id=dd9c5kxm_93htpczhcn) são fruto da análise de um documentário sobre a Jihad Islâmica. Mais abaixo, em posts anteriores, o documentário está completo. É só conferir. É importante conferir. O assunto é dos mais importantes.
Imperioso, no entanto, é saber que os textos que você lerá são artigos de opinião, com argumentos pessoais. Mas acima de tudo, um exercício de aula.
Boa leitura!