sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Novidades para imprensa na China

Essa matéria, da Agência, EFE, estava no site www.comuniquese.com.br. Mostra um avanço profundo nas relações entre o governo da China e a imprensa. Não é necessário relembrar que o governo daquele país era tido como um dos grandes inimigos do trabalho dos jornalistas, que eram presos, a toda hora, simplesmente por tentar trabalhar.

A nova regulação da China para a imprensa estrangeira, que já entrou em vigor e se aplicará até 17/10/08 por causa dos Jogos Olímpicos, poderá ser mantida. O ministro do Escritório de Informação do Conselho de Estado, Cai Wu, destacou que as normas são temporárias, mas o documento “não diz que depois que elas expirarem tenhamos que voltar às anteriores”.
"Se a prática demonstra que as normas ajudarão a comunidade internacional a conhecer melhor a China e que elas são do interesse para os esforços chineses de abertura e desenvolvimento, não será necessário mudar uma boa política", acrescentou.
A partir de janeiro, jornalistas estrangeiros não terão que pedir permissão para viajar para a China ou fazer entrevistas. Ainda há resistências à regulação. O ministro pediu desculpas aos correspondentes que não têm conseguido resposta dos porta-vozes oficiais e pelos freqüentes problemas que estão enfrentando durante viagens a províncias – a regulação, apesar de vigorar oficialmente a partir de janeiro, já começou a ser testada.
"O sistema tem que melhorar, mas levará algum tempo. Publicamos os telefones dos porta-vozes oficiais para garantir que estejam em contato com a imprensa, e vamos vigiar de perto a implantação das novas normas em 2008", disse.
Entidades de defesa à liberdade de imprensa criticam o controle exercido pelo governo e as dificuldades que os correspondentes têm passado a menos de um ano dos Jogos Olímpicos.

As informações são da Agência EFE.

Nenhum comentário: